quinta-feira, 25 de março de 2010

"Mudando de Pau para Ukulele"

Há mais ou menos 2 anos atrás conheci um instrumento chamado Ukulele, mas só ano passado consegui adquirir um e começar a estuda-lo mais a fundo.


O Ukulele é um instrumento de Havaiano, que teve a sua origem (meio distante, mas nem tanto assim) do Cavaco Português, ou o chamado popularmente Cavaquinho. A princípio, o Ukulele era tocado com cordas de tripas, mas com o passar do tempo foram adaptando linhas de nylon utilizadas em pescaria. Hoje já encontramos marcas especializadas em produzir encordoamentos próprios para Ukulele.
Este instrumento possui diversos tamanhos:
• Soprano – O menor e mais charmoso, possui 21 polegadas com 12 trastes. É o modelo tradicional, mais usado e difundido pelo mundo. Possui duas afinações clássicas Lá, Mi, Dó, Sol e Si, Fá#, Ré e Lá, ambas descritas da primeira à quarta corda. Todas as duas afinações são “High G”, ou seja, a quarta corda é mais fina que a terceira.
• Concert – Um Ukulele de tamanho médio, com 23 polegadas, também com afinação “High G”, sendo somente afinado em Lá, Mi, Dó, Sol.
• Tenor – É um Ukulele mais robusto, com um som mais alto e brilhante. Possui 26 polegadas, a mesma afinação do Uke Concert, mas com uma diferença, as cordas usadas são geralmente “Low G”, ou seja, a quarta (Sol) é a mais grave de todas.
• Barítono – O maior de todos e o mais grave. Possui 30 polegadas, sendo afinado em Mi, Si, Sol e Ré, da primeira à quarta, sendo a quarta a mais grave de todas as cordas, igual nos outros instrumentos de cordas tradicionais.



Além das músicas nativas Havaianas, da famosa dança “hula”, o Ukulele foi utilizado por muitos músicos e/ou humoristas britânicos e americanos nos séculos 1920, 1930 e 1940. Os músicos mais famosos a utilizar este instrumento foram o beatle George Harrison e o “rei” Elvis Presley.

Hoje em dia o número de “Ukulelistas” está crescendo cada vez mais, inclusive no nosso querido país, e aos poucos vem surgindo, depois de muita luta, algum material de leitura em português.

Se você também se interessou por este instrumento fascinante e quer aprender a tocar eu recomendo, além das comunidades “Ukulele Brasil” e “Ukulele Social Club” do Orkut, estes sites:
Blog Ukulele Brasil – O maior conteúdo sobre Ukulele do país, administrado pelo Luthier Marcelo Silva
To Uke – Um tradutor de cifras de Violão para Ukulele, uma idéia genial do brasileiro Thiago Colares
Ukulele Chordfinder – Um site gringo que não sei por quem foi desenvolvido, mas que me ajudou bastante a aprender os acordes.

3 comentários:

  1. Muito bom esse post Pedro. Vamos mesmo, contribuir todos pela implantação cada vez mais desse instrumento mágico no Brasil.Excelente para aprendizado da música, vai bem para as pessoas de TODAS as idades. Além de tudo, fácil de transportar para qualquer lugar e ambientes. Um instrumento simpático com um charme insuperável.Parabéns pela iniciativa
    Wall (waldeli44@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Ótima contribuição mesmo! E realmente, eu não sei o que esse instrumento tem, é muito bom, agradável que só!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. E para quem não o conhece...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Israel_Kamakawiwo%27ole

    Vale a pena conhecer a música dele o Ukulele simplesmente some em suas mãos.

    ResponderExcluir